Diretoria Executiva

Dones Nunes
Presidente

Advogado, Pesquisador Institucional Direito e Sociedade Contemporânea, Doutorando em Direito Empresarial pela Universidade Federal Fluminense, Mestre pela Universidade Federal Fluminense, especializado Master of Business Administration em Direito Empresarial, Professor e Palestrante de Direito Empresarial de diversas instituições, dentre as quais destacamos: FGV Fundação Getúlio Vargas, IBMEC Faculdade de Economia e Finanças, PUC-IAG - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, FEMPERJ Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, IBEF Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, FBT Faculdade Brasileira de Tributação. Já atuou como Diretor Acadêmico, tendo participado do processo de reconhecimento do credenciamento institucional, do processo de autorização dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção. Presidente por dois mandatos da CPA - Comissão Própria de Autoavaliação, além de ter atuado como Coordenador do Curso de Direito. Atualmente além de professor atua como Advogado com larga experiência no segmento empresarial, especial em processos de reestruturação empresarial, membro da Comissão de Recuperação Judicial e da Comissão de Direito Empresarial, ambas da OAB-RJ, Administrador Judicial Certificado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Autor de Livros, Capítulos de Livros e artigos Científicos. Inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil

Leonardo Annechino
Vice-Presidente

Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Logística pela (PUC-RJ). É administrador judicial formado pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e membro do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais  (CONPEJ – RJ).

Atuou por mais de 15 anos como Engenheiro em instalações industriais, responsável por grandes empreendimentos fabris e logísticos em multinacional de grande porte. Experiência na gestão e execução de construção de planta fabril – responsável pela elaboração dos projetos e execução dos empreendimentos.

Desde 2017, atua como Administrador Judicial e Perito do TJRJ, assumindo, entre outros casos, a presidência do Hospital das Clínicas de Volta Redonda, instituição com mais de mil funcionários, a qual produzia por mês, em média, 2.000 cirurgias e 10.000 atendimentos ambulatoriais. Após o período de gestão à frente do Hospital das Clínicas de Volta Redonda, assumiu a Presidência da KABI, tradicional industrial de implementos rodoviários, com mais de 80 anos de existência, líder de mercado em seu seguimento.

Clarissa Brandão
Diretora Acadêmica

Professora Associada de Direito Internacional da Faculdade de Direito da UFF. Advogada inscrita na OAB sob o número 112.913, bacharel pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ (2001), Mestre (2003) e Doutora (2010) em Direito Internacional e Integração Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UERJ, com trabalhos finais defendidos na área de direito internacional, do comércio internacional, do direito da concorrência com aplicabilidade para a indústria do petróleo e direito regulatório.

Atua como Professora Permanente dos cursos de mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da UFF, ministrando as disciplinas “Teoria do Direito” e “Direito Internacional Econômico” e “Teorias do Direito Internacional”. Exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional no mandato 2016-2017 e Vice Coordenadora no mandato 2018-2019.

Possui experiência na gestão acadêmica tendo exercido o cargo de Vice-Diretora de Unidade da Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (2007-2009), Coordenadora do curso de graduação em Direito em Volta Redonda, na ECHSVR – UFF (2010-2014), Chefe do Departamento de Direito de Volta Redonda (2014-2015), Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (2016-2017). Foi responsável pela elaboração técnica do Projeto Pedagógico do Curso de Direito de Volta Redonda, implementado em 2011.

Participou dos processos de abertura, credenciamento e reconhecimento do curso de Direito no Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da UFF, bem como nos processos de reconhecimento dos cursos de Administração, Administração Pública, Contabilidade e Engenharia de Produção, todos no polo de Volta Redonda, da UFF.

Tem experiência na área de ensino à distância ministrando disciplina de Introdução ao Estudo do Direito para o curso de Engenharia de Produção como coordenadora da disciplina e como conteudista. Tem experiência também na elaboração de conteúdo para disciplina de Direito Empresarial para a empresa Roca Educacional, bem como para o curso de MBA na área de Direito do Petróleo do IPETEC, da Universidade Católica de Petrópolis.

Participou de projetos de consultoria e pesquisa na área do direito regulatório em mercados regulados, como, por exemplo, na área de impactos regulatórios da Agência Nacional de Saúde suplementar, por meio da Organização PanAmericana de Saúde, vinculada à Organização Mundial de Saúde. Também atua como representante da sociedade civil em comissões especiais de licitação das Rodadas de Concessão, de Partilha de Produção e das Ofertas Permanentes de Partilha e de Concessão, da Agência Nacional de Petróleo. Atuou ainda como pesquisadora visitante no projeto “regulação e direito minerário”, vinculado à Cátedra de Pesquisa em Regulação Econômica financiada pela Vale do Rio Doce e o projeto “aspectos jurídicos do descomissionamento na indústria do petróleo”, realizado em parceria com a COPPE/UFRJ e patrocinado pela PETROBRAS.

Atua prestando consultoria para alguns escritórios de advocacia no Rio e é autora de diversos livros e artigos na área de direito internacional, direito do petróleo e gás, direito minerário e direito público, direito da inovação e direito da propriedade industrial e intelectual.

Bruno Guariento
Secretário Geral

Professor, Advogado, inscrito na OAB-RJ 125.368, especialista em Direito Empresarial, Master of Laws em Direito Empresarial e Incorporações Imobiliárias.

Atuou como Diretor Jurídico da Secretaria de Meio Ambiente do Municipio de Caxias, atua como Diretor Juridico de umas das maiores Industria Nacional de implementos Rodoviários, além de consultor jurídico nos seguimentos de petróleo e construção civil. Mediador profissional em resoluções alternativas de solução de conflitos.

Vito Hugo Feitosa
Diretor Financeiro

Contador com MBA em Finanças pelo IBMEC e MBA em Gestão Tributária pela Trevisan Escola de Negócios.

Membro do Grupo de Trabalho para Consolidação da Proposta do Novo Código Comercial no Senado Federal;

Atuou como Vice Presidente e Corregedor da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e foi Presidente desta mesma Junta entre 2019 e 2021. Durante esse período como Presidente sua maior conquista foi o projeto de abertura de empresas em até duas horas, que após 100 dias de mandato, a média de tempo para abertura de empresas era de 41 minutos. Nesse mesmo período integrou todos os órgãos de licenciamento dentro de um mesmo processo, facilitando a vida do empresário fluminense que agora resolvia todas as pendências do processo no mesmo local.

Foi Secretário Geral da FENAJU (Federação Nacional das Juntas Comerciais) e Representante da FENAJU no CGSIM (COMITÊ PARA GESTÃO DA REDE NACIONAL PARA SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTRO E LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS).

Presidiu o COGIRE (Comitê Gestor de Integração do Registro Empresarial)

Foi Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC RJ) e Membro da Câmara de Ética e Fiscalização.

Atualmente atua na area de Consultoria Contábil, empresarial e Tributária.